A Biblioteca Solidária surgiu com a necessidade das crianças de ter acesso à leitura e informação, pois, a Biblioteca do Distrito estava atrás das grades, depositada em uma antiga cadeia pública e as crianças não tinham acesso. Diante desta realidade, em 2002 começamos o projeto Biblioteca Solidária, inauguramos em 2004 e fundamos a Associação Amigos da Biblioteca para dar suporte jurídico ao projeto. As bibliotecas comunitárias têm uma função primordial em pequenas comunidades, preenchendo um espaço vago devido à falta de acesso à informação e cultura. O Distrito de São Francisco Xavier é um destes locais. Localizado ao pé da Serra da Mantiqueira, ocupa cerca de 30% do Município de São José dos Campos e possui 3.852 habitantes (Censo – IBGE 2010). Parte desta área foi transformada em APA (Área de Proteção ambiental) com uma paisagem natural privilegiada, com relevos acidentados e onde existem remanescentes de Mata Atlântica original.
A Biblioteca Solidária é uma instituição de educação, cultura e fomento de informação, que atende toda a comunidade sem distinções, atualmente ela estimula o hábito de leitura e facilita o acesso à informação para a população de São Francisco Xavier tão carente deste tipo de ação e tão importante para a formação de cidadãos consciente.
A Biblioteca Solidária é a única no Distrito de São Francisco Xavier e região. Inaugurada em 2004, atendeu até julho de 2008 – 18.682 usuários e teve 21.466 empréstimos; O público é formado por todas as faixas etárias. Além do titulo de utilidade pública municipal (Lei no. 7.215/06 de 8 de dezembro de 2006), em 2005 a Biblioteca foi sancionada pelo Conselho Regional de Biblioteconomia com o prêmio Laura Russo ficando com a 3ª colocação entre os 10 melhores projetos sociais em Bibliotecas no Estado de São Paulo. Tendo um papel fundamental junto à comunidade em que está inserida, a população local reconhece a mesma como um centro de informação e cultura que está acessível a qualquer pessoa, ela amplia as oportunidades de acesso à cultura e informação para a comunidade local, estimula o público quanto à cultura regional e sua diversidade e contribui para a educação e formação de crianças, jovens e adultos de São Francisco Xavier.