A Fundação Hélio Augusto de Souza – FUNDHAS é uma instituição inserida na política pública de assistência social do Município de São José dos Campos. Foi criada, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica, nos termos das Leis Municipais no 3227/87, de 28 de abril de 1987 e 3570/89 e de 2 de setembro de 1989 (Plano de Ação FUNDHAS, 1994:3) para atender o público infanto-juvenil entre 6 e 18 anos, provenientes ou em situação de risco e vulnerabilidade social.
As atividades socioeducativas são realizadas no contraturno da escola e, de preferência, em parceria com ela, com a família, com a comunidade, numa rede de atenção à criança, ao adolescente e ao jovem.
A proposta que norteia a FUNDHAS e todas as suas ações têm como base, entre outras, as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da Lei Orgânica de Assistência Social. Tem como eixo, os princípios da proteção social, o investimento em valores e atitudes, principais fatores para o desenvolvimento humano, garantindo, assim, aos seus atendidos, os serviços sociais básicos, apoio educacional, alimentação, saúde, atividades sócioeducativas, qualificação e encaminhamento profissional.
A FUNDHAS contribui para a emancipação social de milhares de crianças e adolescentes. O trabalho da Fundhas foi ainda de fundamental importância para São José dos Campos ter recebido o título de Cidade Amiga da Criança da Unicef, órgão ligado à ONU.
A instituição é o maior projeto social de São José dos Campos. Atende aproximadamente 4600 crianças e adolescentes de famílias de baixa renda. O objetivo é tirá-los da situação de risco, favorecendo seu desenvolvimento físico, intelectual, afetivo, cultural, recreativo e social.
Os programas, cursos e ações de apoio oferecidos pela FUNDHAS são realizados em uma ampla estrutura que conta com 18 unidades estrategicamente distribuídas nas diversas regiões da cidade. Todo o atendimento realizado é gratuito.