
O Projeto Biblioteca Solidária – Artes, Saúde Física e Mental e Educação Ambiental ampliou as ações da Biblioteca Solidária incluindo os moradores do Bairro dos Remédios. Esse projeto promoveu a descentralização das atividades que a Biblioteca já desenvolvia na área urbana do distrito de São Francisco Xavier.
A primeira parte do projeto trabalhou a Arte através de desenhos de HQ e oficina de mosaico ecológico, utilizando embalagens de produtos plásticos.
A segunda parte possibilitou o acesso de jovens e adultos às atividades de Yoga proporcionando melhoria na qualidade de vida e bem estar físico e mental.
A terceira frente realizou ações de educação ambiental focando a flora e a fauna com destaque para a importância do macaco Muriqui (mono carvoeiro) – espécie ameaçada de extinção que pode ser encontrada nas matas de São Francisco Xavier e é símbolo do Distrito. Essa atividade incluiu também uma oficina de papel reciclado.
Dessa maneira, o Projeto Biblioteca Solidária – Artes, Saúde Física e Mental e Educação Ambiental reforçou o papel da Biblioteca Solidária como catalisadora de iniciativas e ações voltadas para a formação de cidadãos conscientes e atuantes.