O projeto Ouvir e Contar Histórias teve o intuito de promover o incentivo à leitura e à escrita e a inserção ainda maior da comunidade ao mundo dos livros e da Biblioteca, trazendo outros profissionais da literatura com novas propostas de atuação junto ao público.
Atuamos em três frentes, com as seguintes estratégias de ação:
Durante oito meses, ocorreram sessões em dois dias por mês com alunos da EMEF Mercedes Rachid Edwards e pré-escola, no espaço da Biblioteca Solidária.
As histórias tiveram temáticas variadas, indo desde histórias de contos de fadas, fábulas, lendas e folclore, trabalhando com autores nacionais e internacionais.
Após as sessões, foram realizadas atividades e/ou exercícios para as crianças – servindo como mais uma ferramenta pedagógica para promover a leitura e a escrita nas atividades do currículo escolar.
A oficina foi realizada em quatro etapas, uma vez por semana durante o mês de Outubro de 2011. Cada etapa consistiu em quatro sessões, com duração de 1h30.
Os escritos usados, foram desde Manuel Bandeira, Shakespeare, Pessoa, Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Emily Dickinson, Monteiro Lobato, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga e Raquel de Queiroz. A caneta e o papel em branco estiveram sempre presentes.
Os trabalhos gerais, em grupos de 5 ou 6 e individuais se interligaram, com intuito maior de mostrar que há sempre um fio comum entre escritor e leitor, e algo bastante individual e específico na visão e modo de comunicação tanto nas histórias dos escritores renomados como nas dos participantes. A prática da observação, da leitura, ajuda não só a melhor comunicar e apreender o que há de específico, mas a tornar o específico mais interessante, acessível, enfim, universal.
Através de dinâmicas e vivências, despertamos os contadores de histórias que existiam em cada um dos participantes, estimulando-os a interagir com o livro e as histórias, através de técnicas elaboradas, além de aprimorar sua capacidade expressiva e criativa. A oficina aconteceu durante o mês de novembro com aulas teóricas e práticas.
Durante a oficina foram trabalhados os seguintes aspectos:
- Exercícios interativos, de sensibilização e observação de si mesmo e do outro
- Atividades com jogos teatrais aplicadas às técnicas de contação de histórias
- Exercícios de ler, ouvir e contar histórias
- Momentos de embasamento teórico-prático por meio de leituras dirigidas e aulas dialogadas
- Pesquisa e estudo dirigido
Veja abaixo as fotos do projeto: