No dia 11/09/2015, os alunos da escola E.M.E.F Mercedes Rachid Edwards receberam a visita de Fabiana Pureza e Pedro Miguel Pedro, integrantes da equipe técnica do projeto Protegendo as Águas que realizaram um apresentação sobre o monitoramento hídrico do Rio do Peixe.
Os indicadores utilizados para o monitoramento hídrico são: químicos, físicos e biológicos.
Os indicadores químicos avaliam a qualidade da água analisando a coloração de um papel que reage à amostra da água. O material é analisado com o Ecokit.
Os indicadores físicos avaliam as características de trechos do Rio analisando os níveis de conservação das condições naturais.
Os indicadores biológicos verificam a existência de microorganismos que indicam a qualidade da água.
Há vários tipos de microorganismos que conseguem sobreviver em águas muito poluídas, outros em águas pouco poluídas e outros apenas em rios muito limpos.
Uma armadilha feita com uma rede com folhas de bananeiras dentro é colocada no rio e retirada algumas semanas depois. Analisando os tipos de microorganismos que estão presentes na armadilha podemos saber se a água está boa ou não.
Entre as atividades do projeto Protegendo as Águas está a análise da qualidade da água e ações educativas visando mostrar a importância de cuidar e deixar sempre limpa a água dos rios.
Matéria escrita por: Tabita Esposito, Daiane da Silva, Samara da Silva, Mariana Amaral, Jacqueline A. da Rosa, José Valdemir da Silva, Ana Clara Silva, Vanessa Aparecida da Silva, Cristiana dos Santos e Wanderson Correa)
(Alunos da EMEF Mercedes
Rachid, participantes da Oficina de Comunicação do Projeto Protegendo as Águas)